Praias maravilhosas e natureza exuberante, Trancoso é um vilarejo localizado no litoral Sul da Bahia, entre os municípios de Arraial d’Ajuda e Curuípe. Um lugar que reúne gente do mundo todo em busca de praia, boa gastronomia e um astral sem igual. Se busca conhecer um lugar encantador e inesquecível, Trancoso é o destino certo para sua próxima viagem.
Localizado em uma praça no centro do vilarejo, está o Quadrado, onde poderá passear sem pressa e admirar as famosas casinhas coloridas, bem como a Igreja de São João Batista e aproveitar para tirar fotos, a Igreja é reconhecida como o principal cartão-postal de Trancoso. Um cenário bucólico e cheio de charme. No Quadrado também terá a opção de diversos restaurantes, pousadas e lojas de artesanato.


Saindo do Quadrado, o próximo destino é se deslumbrar com as belíssimas praias de Trancoso, caminhar na areia e tomar um banho de mar para recarregar as energias. Se surpreenda com um visual magnífico, falésias, mar transparente, além de excelente estrutura com quiosques, restaurantes e beach clubs.


As praias são as principais atrações de Trancoso, por lá encontrará desde praias agitadas até as mais desertas e longas faixas de areia. Tudo em um trecho do litoral baiano que pode ser percorrido tranquilamente a pé. As mais movimentadas são a Praia dos Nativos e a Praia dos Coqueiros, as duas localizadas bem perto do Quadrado. A Praia do Rio Verde fica ao lado da Praia dos Coqueiros, mas é um local mais sossegado.


Praia de Itapororoca está localizada a cerca de 5km do centro de Trancoso, essa praia é bem mais vazia, tranquila e paradisíaca do que as citadas acima. Praia do Espelho fica em torno de uma hora de distância ao sul de Trancoso e é considerada uma das mais lindas do Brasil. O que caracteriza a praia do espelho são as grandes falésias na beira e as piscinas naturais, quando a maré está baixa. Rio da Barra é uma praia mais calma, marca o encontro entre o oceano Atlântico e o Rio da Barra. Ela fica a 4km do Quadrado de Trancoso.


A Bahia é um Estado de muita tradição, que exala cultura brasileira. O forró é a marca registrada da cidade, e no dia 20 de janeiro e 3 de fevereiro ocorrem as festas de São Sebastião e São Brás, com muita música e comidas típicas. Trancoso fica toda enfeitada e colorida para os eventos. Depois de conhecer tantas belezas em Trancoso, não deixe de fora do roteiro as cidades próximas. A primeira delas é Arraial d’Ajuda, a cerca de 25 km, é ótima para passeios bate-volta. Um pouco mais distante, a cerca de 36 km, está Caraíva, perfeito para quem deseja se desligar do mundo.


Não pode perder
O destino é o queridinho para passagem do Ano Novo e para o Carnaval, Trancoso
virou sinônimo de festa badalada com autenticidade.
Réveillon Taípe - reúne mais de duas mil pessoas à beira-mar, é a festa mais esperada por
turistas e moradores.

State Of Mind Festival, carinhosamente apelidado de S.O.M.Festival.
realizado no Carnaval, o evento multissensorial que apresenta alguns dos mais talentosos
nomes da cena eletrônica em três festas open bar, uma jornada gastronômica e três dias de
beach club com atividades para o corpo e a mente.


Teatro L'Occitane é uma escultura a céu aberto, localizado em meio às falésias e a mata atlântica de Trancoso.

Experimente o tempero baiano nos restaurantes de Trancoso

A gastronomia é uma das peças-chave para completar o charme de Trancoso. Quem
visita o vilarejo, se encanta também com a boa oferta de restaurantes para
experimentar o melhor do tempero local.

O Cacau - Localizado no Quadrado, o restaurante é um expoente da culinária baiana
mesclando pratos de sabores regionais com toques requintados.

Capim Santo - cercado por um belo jardim tropical, é um dos mais conhecidos e faz parte da história da vila. O carro chefe
são frutos do mar.

O Floresta - uma floresta de seringueiras, é uma experiência em que você experimenta novos sabores, vivencia como tudo é preparado na cozinha aberta com fogão a lenha e tudo isso em meio a uma atmosfera bucólica.

O Restaurante Cantinho Doce nasceu como uma doceria e cachaçaria, passou a ser um restaurante de gastronomia baiana e internacional. Oferece no cardápio uma variedade sofisticada, pratos típicos e exóticos como, o strogonoff de lagosta no abacaxi e o camarão VG no coco verde.


Quando ir:
Os meses que menos chove são agosto e setembro. Abril e maio são os meses que dão início a baixa temporada e a época de maiores chuvas. Se está em busca de agito, festas e turistas de todo o Brasil, faça a viagem no verão, de dezembro a março. No Réveillon a região fica mais agitada e é perfeita para quem quer muita festa.


Como chegar:
O aeroporto mais próximo de Trancoso é o de Porto Seguro, que fica a mais ou menos 01h20 de distância. Saindo do aeroporto de Porto Seguro, você tem duas opções de trajeto para chegar em Trancoso:
Balsa (cerca de 10 minutos) e mais 30km de estrada.
Apenas estrada (80km): a estrada é asfaltada e é uma excelente opção na alta temporada para fugir das filas da balsa.

A Mahnai é a melhor opção para quem quer aproveitar esse encanto de destino, possuindo 37 imóveis espalhados por Trancoso, nossos hóspedes conseguem aproveitar desse paraíso com o melhor staff e as melhores localizações. Nossas sugestões de casas para se hospedar:

Casa Anderson – possui 03 quartos e acomoda até 06 pessoas. Dentre as residências privadas mais aclamadas da América Latina, a Casa Anderson é uma obra de design sustentável concebida pelo designer Wilbert Das e construída inteiramente pelas mãos de artesãos locais.

Link para reservas: https://www.mahnai.com/pt/apartment/ML02G


Vila Ponta da Barra – possui 05 quartos e acomoda até 10 pessoas. Localizada no Rio da Barra, pé na areia, cercada de verde, piscina de 25 metros com 2 raias, hidromassagem e sauna a vapor.


Link para reservas: https://www.mahnai.com/pt/apartment/EU01G

Vila Patimirim I – possui 10 quartos e acomoda até 20 pessoas. Localizada aos pés da Praia de Itapororoca, a Vila Patimirim é uma ótima opção para viagens em família e amigos. Decorada com muito charme e esculturas do artista Hugo França.


Link para reservas: https://www.mahnai.com/pt/apartment/LJ01E